terça-feira, 2 de julho de 2019

Exército faz inspeção na PM e secretário Fábio Abreu diz que aguarda Wellington Dias para concursos

Inspeção do Exército na Polícia Militar do Piauí constatou a necessidade de reforço no efetivo da corporação, principalmente no batalhão do Corpo de Bombeiros. Segundo o general Cunha Matos, da 10ª região, responsável pelo trabalho do Exército no Piauí e no Ceará, o efetivo militar local está comprometido.
"A gente considera que pelo menos 50% da força prevista deve estar presente e isso acontece na Polícia Militar quase no limite. Nos Bombeiros a força existente hoje é de apenas 20% do  previsto", relatou o general Cunha Matos ao Cidadeverde.com.
O déficit, segundo o comandante, estaria limitando a atuação da instituição."O número de policiais militares e bombeiros militares existente em relação ao previsto é realmente baixo, principalmente do Corpo de Bombeiros. Orientamos que a recomposição do efetivo seja sempre uma prioridade", alertou.
Uma das causas do baixo efetivo é a falta de reposição frente ao desligamento de outros profissionais, como aposentadorias. "Os policiais vão se aposentando e a gente precisa repor esse efetivo nos postos mais jovens, principalmente de cabos e soldados", disse.
Resultado de imagem para wellington dias e fabio abreu
O secretário de segurança participou da inspeção e disse ao Cidadeverde.com que tem trabalhado para aumentar os efetivos das polícias do estado. "No caso da PM, é aquela mesma história do efetivo previsto de 11.300 e o existente de 6 mil. A gente tem lutado para melhorar o efetivo da Polícia Militar e da Policia Civil. Na Civil já tem um concurso e agora vamos solicitar para o governador um concurso pra PM com mil vagas. O Corpo de Bombeiros está terminando uma formação", disse.
Abreu disse que se o governador autorizar, faz o concurso da PM imediatamente. "Ele autorizando eu faço de imediato", disse.
Sobre a inspeção, o secretário disse que é um ato normal do Exército e que todos os dados foram repassados.
"É uma inspeção de rotina, na verdade é uma visita. Apresentamos todos os dados ao general", declarou.
O general visitou a sede do Quartel do Comando Geral, onde foi recebido pelo comandante da PM, Lindomar Castilho. Segundo o comandante do Piauí, em informações divulgadas no site da PM, é de importância a manutenção da cooperação que existe com relação a armamento, instrução, carreira e demais demandas afins entre as Instituições.
"Precisamos manter viva a motivação do efetivo para que haja eficácia no serviço prestado pela instituição, e que isto deve ser uma preocupação tanto com relação àqueles vocacionados à carreira policial militar quanto aos que buscam nela um emprego, mas podem exercê-la com zelo e dedicação", disse.
O comandante da 10ª região esteve nesta sexta-feira (28) em Teresina fazendo um balanço de atuação da instituição na região. A reunião aconteceu no Hotel de Trânsito  de Oficiais e contou com a presença de parlamentares federais.
Edição: Veja PHB com informações do Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário